Desenvolvimento e manutenção das capacidades cognitivas básicas:
Propostas variadas, conforme o desenvolvimento de cada artesão, para:
Utilizam-se experiências musicais (improvisação, recriação, audição e composição), a fim de proporcionar ao grupo um encontro com seu potencial criativo; isso através de expressões corporais, sonoras e musicais.
Linguagens que não comunicam significados, mas que produzem sensações, ampliando assim, os modos de vida de cada um.
Contribui para a melhoria dos aspectos motores, sensoriais, sociais, culturais e cognitivos e para o desenvolvimento da capacidade de interação no grupo.
O Teatro Espontâneo leva ao despertar da espontaneidade e criatividade através de vivências de cenas do cotidiano nas dramatizações.
Estas vivências têm possibilitado a transferência dos conceitos adquiridos para situações de trabalho e comunicação em geral.
Terapia de Expressão Corporal e Artística
É uma atividade terapêutica realizada em grupo que reúne movimento e manifestações artísticas e tem como base o Lian Gong e o Psicobalé.
O Lian Gong foi desenvolvido na China por um médico ortopedista e constitui-se de exercícios de fácil execução.
Eles combinam movimento e respiração, alongamento e tração, dentro dos limites do praticante, fortalecendo o sistema músculo-esquelético e melhorando o equilíbrio e a coordenação motora.
O Psicobalé é uma técnica criada por uma psicóloga cubana, que agrega música, dança, expressão corporal e elementos de terapia de grupo, favorecendo a integração mente-corpo, a comunicabilidade, a autoconfiança e a autoestima.